Poderosa Bola Suíça

A Bola Suiça foi desenvolvida em 1963 por Aquilino Cosani, um fabricante italiano de plásticos. Ele aperfeiçoou um processo de moldagem de plástico resistente à perfuração em grandes bolas. Estas bolas, então conhecida como "Pezzi bolas", foram utilizados pela primeira vez em programas de tratamento de recém-nascidos e lactentes por Mary Quinton, uma fisioterapeuta britânica que trabalhava na Suíça. Mais tarde, a Dra. Susanne Klein-Vogelbach, diretora da Escola da Fisioterapia em Basileia, Suíça, integrou o uso da Bola Suíça como terapia para o desenvolvimento de tratamento neurológico. Baseado no conceito de "cinética funcional", Klein-Vogelbach defendeu o uso da bola para técnicas de tratamento a adultos com problemas médicos ou ortopédicos. O termo "Bola Suiça" foi utilizado quando fisioterapeutas americanos começaram a utilizar essas técnicas na América do Norte, em 1989 por Joanne Posner-Mayer, depois de testemunhar os seus benefícios na Suíça. A partir de seu desenvolvimento como fisioterapia em uma clínica, estes exercícios são agora utilizados em treinamento atlético, como parte de uma aptidão geral rotina e incorporação de exercícios alternativos, como yoga, e exercícios localizados, com o risco de lesão próximo de zero.

Feita de borracha sem látex, o fit ball é feito de um material muito resistente, capaz de suportar uma carga de até 300 kg, com três tamanhos diferentes: grande, média e pequena medindo 75, 65 e 55 cm respectivamente.

Macias, coloridas, divertidas e enormes, o fit ball está disponível em vários tamanhos. É importante experimentar a sua antes de comprar: basta sentar na bola com os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus, quando o joelho formar o ângulo de 90 graus, significa que a bola está no tamanho ideal para você.

A bola suíça ou mais popularmente conhecida como Fitball é um aparelho usado para o condicionamento com a bola. Esta é mais uma modalidade na qual se pode usufruir de seus benefícios mesmo em casa, pois é bem fácil encontrá-la no mercado.

Os benefícios da utilização deste material são muitos:

- Utiliza e dinamiza todo o corpo;
- Melhora o equilíbrio e a coordenação corporal;
- Corrige más posturas ajudando a manter a posição da coluna correta;
- Alivia tensões;
- Pode ser utilizada por gestantes;
- Indicada especialmente para pessoas com problemas lombares e cervicais;
- Excelente opção de atividade sem impacto;
- Ótimo exercício físico para fortalecer a musculatura;
- Ativa a circulação sanguínea;
- Recomendado para qualquer faixa etária, é bastante seguro.

A utilização da bola para o treino ocasiona uma instabilidade forçando você a recrutar músculos profundos o que acaba sendo difícil acontecer em atividades convencionais, treinando também a velocidade de reação do corpo, fazendo com que você utilize os músculos estabilizadores que são os músculos ao redor da coluna responsáveis pela postura corporal nos movimentos.

Assista a alguns videos como esse da imagem abaixo nesse link: http://trface.com/bola%20sui%C3%A7a
Segue abaixo alguns exercícios usando a bola-suiça:





5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo blog.
encontrei informacoes bem interessantes.
academico de fisioterapia- Foz do iguacu-PR

Alessandra disse...

Danilo...

Parabéns pela iniciativa do Blog.
Gostaria de trocar algumas informações sobre fisioterapia. Poderia me passar um e-mail?
allecarvalho2011@hotmail.com

Natália disse...

Muito bom este conteudo de bola suíça, me ajudou bastante. Lindo seu blog :D
Visite o meu fisionanet.blogs.sapo.pt
Bjus.

sayonara silva disse...

Não sei se o local é inoportuno mas, você poderia me indicar um site confiável e, marcas de confiança para que eu possa comprar uma boa Bola Suíça

Unknown disse...

Olá me chamo Vera Lúcia tenho prótese e fixação de três vertebra na lombar gostaria de saber se posso fazer exercícios com essa bola?