
Você pode estar com problema na sua patela(antes chamada de "rótula")!A patela é aquele ossinho situado na frente do joelho, e funciona como uma espécie de polia, facilitando a ação da musculatura da coxa para esticar a perna. Quando dobramos ou esticamos a perna, ela corre em um verdadeiro trilho sobre o fêmur apresentando um revestimento interno de cartilagem. Em algumas situações a patela pode ter uma tendência de sair do trilho, acarretando atrito e desgaste na sua cartilagem. Isto afeta, principalmente mulheres, e pode ser causado por inúmeros fatores, tais como:
Alterações anatômicas:
Quadril muito largo, forma de pisar errado, joelhos para dentro, trilho no fêmur muito raso.
Instabilidade da rótula:
Frouxidão excessiva da patela

Trauma:
Traumatismo que lesa as estruturas que estabilizam a patela
Treino inadequado:
Atividades de impacto,“step”, salto, bicicleta com banco baixo, correr em subida e descida, excesso de treino, treino em quadra dura)
Causa muscular:
Falta de alongamento da musculatura posterior da coxa, desequilíbrio entre a musculatura medial e lateral da coxa.
O tratamento recomendado consiste em repouso do joelho, aplicação de gelo, medicação para dor, uso de joelheira com orifício para a patela e fisioterapia. Alguns casos necessitam de palmilhas corretivas. Em casos mais resistentes é necessário cirurgia para permitir que a patela corra dentro do trilho e evite desgaste maior da cartilagem.