Quando é hora de mudar?

É chegado uma hora que não há mais jeito, é chegado uma hora em que chega o fim da linha, o fim de uma estrada onde a frente só se vê um abismo ou a ilusão de uma ponte invisível, é chegado a hora em que só nos resta virar a direita ou a esquerda se quisermos tentar outros caminhos, a não ser que voltemos, regredindo estagnados sem nada novo a acrescentar nesse mesmo caminho de volta.

Sabemos a hora de mudar quando somanmos na balança imaginária de nossas razões, os valores do que se tem a perder e do que se tem a ganhar. O que estaremos deixando de ganhar abandonando a ponte invisível? Vale a pena arriscar pelo caminho desconhecido da esquerda ou da direita em busca de melhores momentos?

Isso me lembra a história de um video que assisti no Youtube chamado: "Quem mexeu no meu queijo?"
É + ou - igual = porque situações parecidas como a que nos encontramos e a da história dos personagens dessa parábola nos levam a medidas diferentes mas motivados pela mesma atitude, que é a mudança.

Mas de que mudança estamos falando?
Mudar o que?
Mudar pra quê?
Bom, sempre que queremos mudanças nunca estamos pensando em algo ruim, ou associando e sim, a algo quem nos venha a trazer beneficio. Afinal ninguem é bobo de querer algo ruim para si mesmo. Se acontecer assim, tenha certeza, não foi planejado. Isso sim é a lei da tentativa e acerto, uma lei que a ciência utiliza para descobrir os mistérios que nos cercam e que involutariamente usamos com o mesmo propósito.
Somos humanos, com isso estamos suceptíveis não só a erros mas a acertos támbem.
Mudar é evoluir, é se permitir, é se dar uma chance, é se oportunizar ao novo, ao diferente, ao desconhecido.

Mas como fazer para as mudanças sairem a nosso favor?
Qual caminho seguir?
Se houver a possibilidade de conhecer os caminhos disponiveis à escolha isso se torna indispensável.
Com isso é possível planejar é criar estratégias para que a mudança siga conforme a nossa vontade, ou que pelo menos se mantenha em nosso controle.

É assim na vida de todo mundo, em milhares de situações, em algum momento, ela sempre chega.
Enquanto à pergunta-titulo do texto: "Quando é hora de mudar?"
Essa resposta sairá de dentro de cada um, ou quando a situação apertar, ou quando a oportunidade surgir ou for criada.
Com elevada significância eu chamo a atenção para talvez o mais importante presente adquirido com o ato de mudar: a experiência.
É ela a grandiosa e valorosa vitória que trás qualquer que seja a mudança.
Sem ela não aprenderiamos a evoluir, nem a nos guiar melhor dentro de nossas tentativas de acerto.

Por isso é que consultamos uns aos outros, por isso que nos espelhamos em pessoas que se dão bem, por isso que nos aconselhamos com pessoas mais experientes, que ja passaram algo semelhante, viveram uma situação que digna de um aprendizado valioso, capaz de polpar desgaste de energia e tempo somente com essa troca de informações, isso faz com que o risco de errar seja minimo.
Afinal de contas é como eu sempre digo:
"Tudo na vida é uma experiêcia. Cabe a nós aprender com elas"

Autor do texto: Danilo Rocha de Assis.
 

Um comentário:

Caio Dieb disse...

...se errar uma vez tenta novamente, se errar novamente tenta de novo, quem resiste e persiste sempre consegue !!!
É isso ai meu brother Rocha de Assis!! chega uma hora na nossa vida que temos que mudar para crescer e evoluir, sem medo de errar!
Abração e boas Férias!!! Caio Dieb, Ilheus-BA