"Este blog nasceu da idéia de um estudante de Fisioterapia que muito se motivou pelo curso e encontrou na internet um meio de divulgar e informar as pessoas do que a fisioterapia é capaz. Nós, Fisioterapeutas, temos um poder valioso em nossas mãos capaz de proporcionar uma excepcional qualidade de vida a quem utiliza de nossos serviços. Promover, prevenir ou reabilitar. Haverá um dia em que as pessoas não viverão sem o valioso poder Fisioterapêutico." Danilo Rocha
A arte de ensinar
Ser professor não é somente assumir um cargo. Não é porque você é Fisioterapêuta que vai poder sair por aí querendo ser professor. Antes de mais nada você tem que ter didática, que é imprecindível. Não basta saber o assunto, tem que saber ensinar.
O que vejo na minha faculdade é que existe muito lobo vestindo pele de cordeiro, ou seja, são professores que na frente dos superiores e colegas de trabalho se mostram de um jeito e quando é na sala de aula ou nas matérias de estágio, se mostram de outro. Esperteza que garante o emprego mas não o aprendizado do aluno.
Digo por experiência própria que o professor sem didática se compara a uma laranja estragada que põe todo o suco a perder. A turma fica sem perspectiva, agonizando como peixe fora d'agua, com informações confusas, fragmentadas e superficiais. Não há uma orientação digna de se firmar um conhecimento ou uma crítica. Não há como ir bem na prática se você não tem espelho, guia ou modelo pra se nortear.
Nos estágios pela faculdade do curso de Fisioterapia, por vezes ouvimos frases como:
"Você ja viu isso na sala de aula, não lembra?"
Ou seja, o aluno que estiver em dúvida permanece na dúvida e o paciente que ta lá esperando a conduta do estágiario vai sofrer as consequências do descaso do professor e do esquecimento do aluno.
A falta de paciência também é um fator que limita qualquer um discente. O aluno não tem coragem de perguntar porque o professor é bruto, ríspido, grosseiro. Desse modo instala-se um entrave porque o aluno não vai querer se arriscar a passar pelo ridículo. Essa é uma tática usada por professores que não estudam ou não sabem o assunto, ou simplesmente porque são egoístas.
Quem sofre com isso? novamente o paciente porque o aluno revoltado vai fazer tudo sozinho, sem saber direito dos procedimentos, podendo causar algum dano inreversível à saude do paciente.
A maioria dos alunos diante de uma realidade assim entra no jogo: "Faz de conta que você ensina e eu que aprendo". É uma boa estratégia pra passar da matéria mas também é uma jogada inconsequente. Primeiro porque partindo do princípio de ser uma faculdade particular você ja começa daí a jogar o seu dinheiro fora. Segundo, se não há evolução de conhecimento prático de que adianta perder tempo, já que tempo é dinheiro? Terceiro, mais uma vez o paciente sofre com isso pois suas condutas não serão eficientes, suficientes ou dignas de um Fisioterapêuta de verdade. Quarto, a faculdade se queima feio quando forma e coloca no mercado profissionais desse tipo. Quinto, não há como os superiores avaliarem seus professores a não ser pelo feedback dos alunos, que ainda é feita de forma oral e informal. Se as turmas continuarem na omissão esse quadro continuará. E dá-lhe "suco estragado" no mercado.
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